Aluno:.............................................................................................Data:..............
Simulado de Português
Leia o anúncio para responder as questões 1 e 2:
Vende-se uma moto HONDA vermelha metálica, ano de fabricação 2005 – 150 cilindradas, placa LHY786, bom estado de conservação e muito econômica. Tratar com Pedro, tel. (XX) 4444-6666 |
1. De acordo com o anúncio, do que se trata?
A ( ) conserto de moto
B ( ) venda de moto
C ( ) ano da moto
D ( ) compra de moto
- Qual é a cor da moto do anúncio?
A ( ) econômica
B ( ) LHY786
C ( ) vermelha metálica
D ( ) HONDA
Leia o texto a seguir para responder as questões 3 e 4:
Mariana saiu cedo para trabalhar.
Ela levou sua filha para a creche.
3. No texto, a palavra “ela” está substituindo:
A ( ) filha
B ( ) Mariana
C ( ) creche
D ( ) trabalho
- Qual a palavra do texto que contém uma ideia do tempo:
A ( ) cedo
B ( ) trabalhar
C ( ) saiu
D ( ) Mariana
Leia o texto a seguir para responder as questões 5, 6 ,7 e 8:
O JOGO DE PEDRO E SEUS AMIGOS
Pedro, Madalena, Rodrigo e Ana estavam brincando com um jogo, no qual havia contagem de pontos. Quando um deles marcava um ponto, ganhava uma ficha de uma determinada cor. Para não ficarem com uma quantidade muito grande de fichas, eles organizaram a seguinte regra; quem ganhasse dez fichas amarelas poderia trocá-las por uma ficha azul.
- De acordo com o texto, os nomes Pedro, Madalena, Rodrigo e Ana são:
A ( ) substantivos comuns
B ( ) pronomes
C ( ) substantivos próprios
D ( ) número do substantivo
- O jogo de Pedro e seus amigos é um texto que serve para:
A ( ) instruir sobre um jogo
B ( ) informar os nomes dos amigos de Pedro
C ( ) dar uma opinião sobre um jogo
D ( ) ganhar o jogo
7. As palavras: Pedro, Madalena, Rodrigo e Ana podem ser trocadas pelo pronome pessoal do caso reto:
A ( ) ele
B ( ) nós
C ( ) eu
D ( ) eles
8. De acordo com o texto, O jogo de Pedro e seus amigos, qual era a regra que eles
organizaram?
A ( ) Pedro ganharia o jogo.
B ( ) Quem ganhasse dez fichas amarelas, poderia trocá-las por uma azul.
C ( ) Quem ganhasse dez fichas azuis poderia trocá-la por uma amarela.
D ( ) Quem ganhasse uma ficha amarela poderia trocá-la por dez azuis.
Leia o texto a seguir para responder as questões 9, 10 e 11:
A tarefa de Guilherme
A professora de Guilherme passou uma tarefa para fazer em casa. A atividade consistia em anotar a medida da massa de três alimentos quaisquer. Chegando a casa, ele pegou a régua e foi para a cozinha. Lá ele começou a medir os alimentos. Mediu com a régua um pedaço de carne, uma banana e um grão de arroz e anotou no caderno.
No dia seguinte, a professora retomou as atividades e explicou que medimos a massa dos alimentos utilizando uma balança e não a régua, e que massa de um corpo é o mesmo que peso de um corpo.
Então a professora pegou uma balança e, junto com a turma, pesou alguns alimentos. Aproveitando a oportunidade, mostrou que os alimentos têm o peso discriminado nas embalagens. Para corrigir a tarefa, a professora distribuiu os encartes e Guilherme, então, anotou em seu caderno o peso de um pacote de farinha, de um pacote de açúcar e de um pacote de macarrão.
9.O texto acima fala de:
A ( ) como corrigir uma tarefa de casa
B ( ) como medir os alimentos
C ( ) uma atividade que a professora fez com seus alunos
D ( ) de uma professora que passou contas
10. Qual objeto que a professora do texto utilizou para medir a massa dos alimentos?
A ( ) régua
B ( ) balança
C ( ) caderno
D ( ) encarte
11. Como Guilherme fez sua tarefa de casa?
A ( ) pegou a régua e mediu os alimentos
B ( ) pegou a balança e pesou os alimentos
C ( ) pegou os pacotes e anotou o peso dos alimentos
D ( ) pegou um litro para medir os alimentos
Nenhum comentário:
Postar um comentário